O Projeto Gestão Legal surgiu para ser uma iniciativa parceira da DAJ, que é o núcleo de prática jurídica da UFMG existente há mais de 60 anos e que realiza atendimento jurídico para cerca de 1.000 pessoas hipossuficientes por ano! Afim de reforçar o enorme impacto positivo que a DAJ gera para a sociedade, o Gestão Legal propôs uma parceria para informatizar seu atendimento e torná-lo mais eficiente e menos analógico. Assim, nos últimos meses, a equipe do projeto se trabalhou arduamente para facilitar, sistematizar e gerir eficientemente a assessoria jurídica pelos seguintes passos:
1. Mapeamento dos fluxos de trabalho. Na primeira etapa, a rotina da DAJ foi esquematizada para identificação das demandas.
2. Proposição de soluções. Depois de identificados os fatores que comprometiam a efetividade da DAJ, foi constatada a necessidade de um novo sistema de gestão.
3. Novo sistema de infraestrutura. As demandas específicas da DAJ serviram de base para a criação do novo software em parceria com a iJunior Ele é parte central para um atendimento mais eficiente, organizado e direcionado.
4. Capacitação dos envolvidos. As ferramentas gerenciais foram introduzidas aos colaboradores para promover a eficiência e diminuir a carga de trabalho repetitivo.
5. Automatização de documentos. Documentos frequentes da DAJ estão sendo automatizados por outra frente do Gestão Legal. O intuito é dinamizar o preenchimento desses arquivos.